Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos de Extensão
Início do conteúdo da página

Projetos de Extensão

  • Publicado: Quinta, 07 Novembro 2019 17:49
  • Última Atualização: Sexta, 03 Fevereiro 2023 11:25
  • Acessos: 1777

Academia Amazônia: divulgação, jornalismo científico e linguagem audiovisual na Amazônia

Linha de Pesquisa: COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA

Data de Início: 21/04/2014

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Responsável: Profª Drª Alda Cristina da Silva Costa

​Descrição: O projeto atualiza e reorganiza o Academia Amazônia, núcleo de produção audiovisual vinculado à Faculdade de Comunicação da UFPA, agora sob coordenação da professora Alda Cristina Costa, vice-coordenadora do PPGCOM. O projeto constitui um espaço de conexão entre a pós-graduacão e a graduação com vistas à difusão científica na forma de audiovisuais. Ao longo de seus 22 anos de atividades, o Academia Amazônia captou e catalogou documentos audiovisuais sobre a Amazônia em geral e sobre a produção acadêmica da UFPA, em particular. Com isso,conformou um dos maiores acervos imagéticos, incluindo vídeos e documentários sobre diversos campos da ciência, tecnologia, meio ambiente e cultura amazônica. O projeto se consolidou como o primeiro na área do jornalismo científico audiovisual na Amazônia. O projeto trabalha a interface entre o acadêmico e a sociedade, discutindo o que é a difusão científica nos diversos espaços amazônicos.

 

Amazônia e as narrativas urbanas: experiências comunicativas, cidade, representações e sujeitos

Linha de Pesquisa: COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA

Data de Início: 01/03/2019

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Responsável: Profª Drª Vânia Maria Torres Costa

​Descrição: O projeto de extensão "AMAZÔNIA E AS NARRATIVAS URBANAS: Experiências comunicativas, cidade, representações e sujeitos" objetiva conhecer as experiências das pessoas com a cidade de Belém e suas relações com as ruas, bairros, praças, rios, arquitetura, instituições, patrimônios culturais, culinária, dança, música, fotografia e literatura, dentre outros aspectos fundamentais que constituem o convívio social nesse espaço urbano da Amazônia Paraense. A proposta nasce como resultado do grupo de pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense NARRAMAZÔNIA, implantado em 2015, uma parceria entre Universidade Federal do Pará e Universidade da Amazônia. O projeto de extensão se caracteriza como uma Cartografia das Emoções, em que se relatam as experiências comunicativas e literárias das pessoas com a cidade, que podem ser positivas ou negativas, mas compreendendo-as como importantes nessa relação entre pessoas e espaço, uma vez que a cidade é algo mais do que um amontoado de homens individuais e de conveniências sociais, mais do que seus aspectos funcionais, racionalizados e calculados, é um estado de espírito, um corpo de costumes e tradições e dos sentimentos e atitudes organizados? (PARK, 1979, p.26). A cidade é o ambiente da razão, da emoção, do afeto, das sensibilidades, das resistências e das interações comunicativas. A escolha da capital paraense se deu como demarcação de um espaço urbano da Amazônia, considerando que no imaginário coletivo nacional e internacional o território só existe enquanto espaço da floresta, ou marcado por uma relativa invisibilidade que esconde os traços configurativos da sua identidade. As narrativas serão produzidas, vivenciadas e coletadas a partir de diálogos com moradores, especialidades e estudantes selecionadas de acordo com sua história de vida com Belém e suas vivências com as trilhas literárias e comunicativas propostas pelo projeto. Os registros serão processados em linguagem audiovisual, fotográfica e texto escrito.

 

Compartilha Belém: comunicação, juventude e pedagogia deliberativa em escolas públicas

Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA

Data de Início: 01/04/2020

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Responsável: Profª Drª Danila Gentil Rodriguez Cal Lage

Descrição: Este projeto integra a primeira experiência no Brasil de um programa de comunicação e educação cidadã a partir do conceito de deliberação, que trabalha a importância da dimensão comunicativa para a resolução de conflitos sociais. É fruto de uma parceria internacional com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de Bern (Suíça) e a UFPA, por meio da Faculdade de Comunicação (FACOM) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom). Esta proposta representa a terceira fase dessa iniciativa que, no primeiro ano (2018), atuou fortemente na construção de metodologias de pesquisa e de ação, além de treinamentos da equipe e articulação com a Secretaria de Educação do Pará e com as escolas e, no segundo ano (2019) realizou encontros e oficinas pedagógicas focadas no ensino da deliberação em uma escola pública de Belém, envolvendo 94 estudantes nessas atividades, além de corpos docente e técnico da escola trabalhada. Neste ano, nossa atuação possui três focos: (1) envolver adolescentes no aprendizado e na utilização de linguagens da Comunicação para resolução de problema a luz das discussões sobre deliberação; (2) realizar um encontro na UFPA com a participação e envolvimento da comunidade acadêmica e também da escolar (alunos, docentes, técnicos e famílias) para compartilhamento dos aprendizados e também apresentação dos produtos de Comunicação desenvolvidos pelos estudantes; (3) sistematização do conhecimento produzido por meio de pesquisa, ensino (graduação e pós-graduação) e produtos de extensão e de divulgação científica.

 

Documentários biográficos da Amazônia

Linha de Pesquisa: COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA

Data de Início: 01/03/2019

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Responsável: Profª Drª Marina Ramos Neves Castro

​Descrição: O presente projeto de extensão DOCUMENTÁRIOS BIOGRÁFICOS DA AMAZÔNIA nasceu em 2015 da necessidade de se produzir documentários biográficos de pessoas que vivem na Amazônia paraense, especialmente aquelas que contribuíram ou contribuem, nas mais diversas áreas, com o desenvolvimento da cultura na região. Trata-se de documentar relatos orais, verdadeiras verbalizações das experiências de vida desses cidadãos/cidadãs, para formar uma memória para futuras gerações. Ouvir os que vivem na região fazê-lo narrar sua própria cultura que, em última instância, é a cultura da Amazônia, é uma das finalidades do projeto. Ao trabalhar com sujeitos da Amazônia, as produções audiovisuais do DocBio assumem a natureza de privilegiar os atores sociais e suas narrativas sem apelar para os métodos espetaculares das imagens exóticas da região que conformam uma ?Amazônia midiatizada como lugar estabilizado no tempo, na qual a exuberância dos recursos naturais contrasta com a construção persistente de uma desfocagem do ser humano ai sobrevivente? (Dutra, 2009, p.17). Os documentários, com suas narrativas, são produzidos e disponibilizados para a comunidade, seja acadêmica ou não, no site do Academia Amazônia, no seguinte endereço: http://www.portal.ufpa.br/interna_academiaamazonia.php, configurando uma relação universidade e sociedade de forma irrestrita. Para alargar os horizontes do conhecimento, o DocBio valoriza o tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. utilizando, para tanto, autobiografias de natureza audiovisual como material didático-pedagógico em sala de aula. Trata-se de um projeto integrado com outros projetos de extensão da Faculdade de Comunicação da UFPa e com projetos e grupos de Pesquisa Mídias Alternativas (CNPq-UFPa) e Narrativas Contemporâneas na Amazônia (Narramazônia), (CNPq-UFPa-Unama). O projeto DocBio se localiza na área da Comunicação, uma das áreas temáticas extensionistas determinada no Plano Nacional de Extensão e é executado no espaço do Academia Amazônia, da Faculdade de Comunicação (Facom), Universidade Federal do Pará. Os registros das experiências audiovisuais continuarão a ser processadas pela captura de imagens e entrevistas, obedecendo às fases de pré-produção, produção, edição e pós-produção.

 

Minuto da Universidade: diálogos comunitários

Linha de Pesquisa: COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA

Data de Início: 01/04/2020

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Responsável: Profª Drª Alda Cristina da Silva Costa

​Descrição: A divulgação científica é fundamental para que a população adquira conhecimento sobre a ciência e a sua relação com a sociedade. Este é o objetivo do projeto de extensão MINUTO DA UNIVERSIDADE: DIÁLOGOS COMUNITÁRIOS que trabalha o ato de comunicar numa perspectiva dialógica. Ou seja, se configura como uma das principais ações comunicativas entre a UFPA e o público, refletindo e ouvindo as experiências que envolvem os dois. Entende-se a experiência como um trabalho de apreensão e leitura da realidade, em duas dimensões: uma sensível (apreensão pela percepção) e uma simbólica (apreensão pelos sentidos construídos). Assim, a tarefa educativa não é fornecer, unicamente, os instrumentos básicos da percepção, mas também desenvolver a capacidade de julgamento através da experiência social. A metodologia utilizada é a captação de informações e a produção de matérias jornalísticas para o ambiente multimidiático, em que o cidadão é o ator social da informação. Dois eixos centrais são considerados: o projeto pedagógico de Comunicação Social e o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA, em que a comunicação é área estratégica no cumprimento de sua missão na Amazônia.

 

Observatório Pan-Amazônico de Comunicação e Resistências - construção de plataforma digital e colaborativa

Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA

Data de Início: 01/04/2020

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Responsável: Profª Drª Rosane Maria Albino Steinbrenner

Descrição: O "Observatório Pan-Amazônico de Comunicação e Resistências - construção de plataforma digital e colaborativa", constitui-se na execução do principal componente de extensão de um projeto de investigação em curso, também desenvolvido sob nossa coordenação junto ao Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e à Faculdade de Comunicação (FACOM), intitulado Observatório de Comunicação, Culturas e Resistências na Pan-Amazônia, o qual visa identificar e dar visibilidade à experiências de comunicação comunitária como uma dimensão indissociável da resistência de modos de vida em defesa da biodiversidade na Pan-Amazônia. O objetivo estrutural do projeto de extensão proposto ao PIBEX 2020 consiste no desenvolvimento e construção das plataformas digitais do referido projeto de pesquisa bem como a realização de atividades de capacitação para uso das ferramentas digitais colaborativas voltadas ao público interno do grupo de pesquisa quanto à integrantes de organizações e movimentos sociais parceiros e/ou articulados. A presente proposta se justifica pelo próprio reconhecimento do papel da extensão como eixo transversal das práticas acadêmicas. Pensar e promover a extensão como essência metodológica da pesquisa, na perspectiva de uma ciência em rede, aberta e cidadã, além de figurar como um caminho pragmático de integração efetiva do tripé ensino, pesquisa e extensão, ajuda a repensar e reinventar a face pública da produção do conhecimento, na medida em que favorece a construção de uma cultura colaborativa e de compartilhamento, de processos e saberes.

 

SINTONIZE UFPA: A Universidade perto de Você - Versão 03

Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA

Data de Início: 01/03/2019

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Responsável: Prof. Dr. Luiz Cezar Silva dos Santos

Descrição: O Projeto de extensão "SINTONIZE UFPA: a Universidade perto de você" tem a finalidade de ser um espaço de diálogo e de escuta das diferentes vozes entre pesquisadores, professores, funcionários, discentes e sociedade com a produção de informações de interesse público, com a divulgação de material jornalístico na televisão e no rádio. O projeto se constitui num dos principais eixos dentro do escopo de jornalismo científico da Universidade Federal do Pará na relação com a sociedade, e alinha a comunicação como área estratégica no cumprimento da missão da UFPA, assim como às diretrizes do Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social. Nas duas versões apresentadas - 2016 e 2017 - foram produzidas mais de 100 matérias jornalísticas, divididas entre Rádio e TV Cultura do Pará, com informações sobre as atividades desenvolvidas, assim como a participação das comunidades nos projetos de pesquisa e extensão. O projeto prima por uma comunicação com a perspectiva cidadã envolvendo temas/serviços de interesse público. Em conjunto com outros projetos desenvolvidos, objetiva estreitar os laços, via comunicação ou meios de comunicação, com as comunidades atendidas ou potencialmente àquelas que podem demandar a realização de outras atividades dentro das áreas de conhecimento da UFPA. O projeto adere à proposta da comunicação pública, ou seja, se traduz no debate público com a participação social. A universidade enquanto uma instituição social deve realizar e exprimir de modo determinado à sociedade de que é e faz parte. Não é uma realidade separada e sim uma expressão historicamente determinada de uma sociedade determinada, nos ensina Chauí (2001). Portanto, a elaboração de informações e divulgação se constituem em importantes eixos de experiências extensionistas, pois uma prescinde da outra na construção mútua de responsabilidades e de trocas sociais. Ou então, o intervir significativamente no pensar e no fazer dentro da universidade com a sociedade. A proposta se propõe a produção de material jornalístico, envolvendo instituição e sociedade, para divulgação na TV e Rádio Cultura do Pará.

 

SINTONIZE UFPA: A Universidade perto de Você - Versão 5

Linha de Pesquisa: COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA

Data de Início: 01/04/2020

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Responsável: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Descrição: Perspectiva do Projeto de extensão SINTONIZE UFPA: a Universidade perto de você? que nasceu com o objetivo de ser um espaço de diálogo e de escuta das diferentes vozes, na produção de informações de interesse público entre Universidade Federal do Pará e sociedade. O projeto se constitui num dos principais eixos dentro do escopo de jornalismo científico da UFPA e na comunicação como área estratégica no cumprimento de sua missão, assim como se alinha às diretrizes do Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social. Nas quatro versões apresentadas 2016, 2017, 2018 e 2019 - foram produzidas mais de 200 matérias jornalísticas para a rádio e TV, sobre as atividades desenvolvidas pela UFPA, assim como a participação das comunidades nos projetos de pesquisa e extensão. O projeto prima por uma comunicação com a perspectiva cidadã envolvendo temas/serviços de interesse público. Ou seja, adere à proposta da comunicação pública e da participação social. Assim, o Sintonize UFPA trabalha a elaboração de informações e divulgação que se constituem em importantes eixos de experiências extensionistas, pois uma prescinde da outra na construção mútua de responsabilidades e de trocas sociais. Ou então, o intervir significativamente no pensar e no fazer dentro da universidade com a sociedade. A proposta se propõe a produção de material jornalístico, envolvendo a instituição e a sociedade, para divulgação sobre o papel da ciência.

registrado em:
Fim do conteúdo da página