• Publicado: Quinta, 07 Novembro 2019 17:40
  • Última Atualização: Sexta, 22 Setembro 2023 15:13

Há mais de 45 anos, em 1976, foi criado o curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (habilitações em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda), o primeiro do estado do Pará e o segundo da Região Norte. Cinco anos depois, o curso de Comunicação Social da UFPA recebeu o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Em 1990, foi ofertado o primeiro curso de Pós-Graduação lato sensu do Departamento de Comunicação da UFPA, intitulado Especialização em Teoria e Metodologia da Comunicação.

O milênio inicia com o Mestrado Interinstitucional em Comunicação, realizado entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Pará, que qualificou parte do corpo docente do curso de Comunicação Social.

Em 2009, foi proposto o projeto do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia. Ele foi aprovado e iniciou as atividades em 2010, ofertando, em seu primeiro edital, oito (8) vagas no curso de Mestrado em Ciências da Comunicação. Em 2012, foi feita a primeira defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia.

Em 2018, com a melhoria de sua avaliação junto à CAPES (o Programa passou a ser nota 4), o PPGCOM pôde se credenciar a ofertar o curso de Doutorado. E, logo na primeira solicitação, teve a proposta de curso aprovada pelo MEC, se tornando, em 2019, o primeiro curso de doutorado em Comunicação em toda a região amazônica. Tal condição pioneira salienta seu papel de natural nucleador na região, seu compromisso com a formação de pesquisadores e o aprimoramento de docentes, bem como com o impacto de sua produção intelectual e a inclusão social de seus resultados.

Em 2019 se iniciou a primeira turma de Doutorado do PPGCOM, o que expandiu o número de alunos e fez o Programa ter o próprio prédio, em 2020. Já em 2022, o Programa recebeu Nota 5 (Muito Bom) na Avaliação Quadrienal da Capes.

Também em 2022 foi defendida a primeira tese em Comunicação da UFPA, intitulada “Ativismo de mulheres indígenas em ambientes digitais: diálogos sobre (de)colonialidades e resistências comunicativas” , de autoria de Lorena Esteves, com orientação da professora Danila Cal. A tese recebeu Prêmio Capes de Teses na área Comunicação e Informação, primeiro lugar na categoria tese do Prêmio Intercom 2023 e menção honrosa no Prêmio Compolítica de Teses 2023, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

Situado na Universidade Federal do Pará (UFPA), a maior instituição científica da Amazônia brasileira, este Programa faz parte de um contexto regional dinâmico, ao mesmo tempo repleto de desafios e oportunidades. Como coloca o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA, “a Amazônia, na condição de periferia nacional e global, precisa superar o padrão colonial imposto pelo mundo desenvolvido, a partir de suas vantagens comparativas, maximizando potencialidades endógenas” (Plano de Desenvolvimento Institucional - UFPA, 2011, p.31).

Portanto, em sua interseção com as temáticas culturais e com os espaços amazônicos, o PPGCOM/UFPA concretiza uma experiência singular de pesquisa, sendo o único no Brasil especializado na conjunção entre os três campos de investigação: Comunicação, Cultura e Amazônia.