Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Tese premiada do PPGCOM é lançada em livro

  • Publicado: Quinta, 14 Agosto 2025 13:50
  • Última Atualização: Quinta, 14 Agosto 2025 13:50
  • Acessos: 30
imagem sem descrição.

A jornalista e pesquisadora Lorena Cruz Esteves, autora da primeira tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM-UFPA), anunciou no próximo dia 18, o lançamento de seu primeiro livro “Comunicação e Decolonialidades: Caminhos de pesquisa”. A obra, publicada pela editora Zouk, foi realizada à convite da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), como resultado da Menção Honrosa conquistada no Prêmio Compolítica de Teses 2023, que premia os destaques na pesquisa acadêmica em Comunicação e Política a cada dois anos.

O livro traz as bases teórico-metodológicas que orientaram a autora a inverter o olhar sobre o modo de fazer pesquisa e produzir conhecimento, fazendo uma crítica à hegemonia do pensamento ocidental eurocentrado e apresentando o caminho percorrido pela Epistemologia Feminista Decolonial, os Feminismos do Sul Global, especialmente o Pensamento Feminista Negro e a Interseccionalidade, atravessados pelos Saberes Indígenas, em interface com a Comunicação que contribui para a descolonização como dimensão das resistências dos movimentos sociais progressistas contemporâneos.

Segundo a autora, o livro é voltado para pesquisadoras(es) que procuram por outros caminhos de pesquisa, para além dos reconhecidos hegemonicamente. “Não é um livro de receitas ou fórmulas mágicas, mas, aponta direções possíveis para pensar a produção de saberes, especialmente a partir de contextos historicamente marginalizados”, destaca. A pesquisadora é uma das vice-coordenadoras do Projeto “Ecoaras: Comunicação, Democracia e Modos de (R)Existência de Mulheres na Amazônia" (UFPA/CNPq), coordenado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia - Compoa (PPGCOM-UFPA), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Em 2022, Lorena defendeu a tese “Ativismo de mulheres indígenas em ambientes digitais: diálogos sobre decolonialidades e resistências comunicativas”, orientada pela professora Danila Gentil Cal. O trabalho investigou como mulheres indígenas articulam resistências e diálogos frente a opressões interseccionais e à midiatização de suas lutas. A pesquisa recebeu importantes reconhecimentos nacionais, como o Prêmio CAPES de Teses 2023 e o Prêmio Intercom de Teses 2023.

O lançamento, com venda de livros e sessão de autógrafos, será no dia 18, às 17h, no “Ponto do Autor”, na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada no Hangar, Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

Texto de divulgação, adaptado por Caio Sena.

registrado em:
Fim do conteúdo da página