PPGCOM e FACOM oferecem oficina de fotografia

• Publicado: Segunda, 22 Mai 2023 16:43
  • Última Atualização: Segunda, 22 Mai 2023 17:12

Nesta quinta (25), ocorrerá a Oficina "Fotografia: jogo de inventar significados", a ser ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Barbalho (FACOM/Unifesspa), das 9h às 12h, na sala 116 do Mirante do Rio, para discentes da FACOM e do PPGCOM-UFPA.

A oficina é realizada pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Estética e Política (Cepolis), a partir do projeto de pesquisa "O destino da indignação: imagem e sublevações na Amazônia". A ementa da disciplina conta com os seguintes tópicos: Ambiguidade fotográfica: a fotografia permite múltiplas interpretações e se abre a múltiplos significados. O uso da fotografia na disseminação de notícias falsas (“fake news”). Realismo fotográfico: a fotografia como prova; a fotografia como interpretação do real.

O ministrante, Prof. Dr. Marcelo Barbalho, é Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ), com estágio de pesquisa no Laboratório de História Visual Contemporânea (Lhivic) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris. É professor da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Seu campo de atuação tem como ponto de partida a fotografia, buscando interseções com a história, a cultura visual e as teorias da imagem. É fotógrafo, com trabalho ligado ao documentarismo.

Não é necessário fazer inscrição e os certificados serão enviados em até 10 dias após o evento, a partir de assinatura na lista de presença.