Apresentação

Publicado: Segunda, 03 Abril 2023 15:41 | Última Atualização: Segunda, 03 Abril 2023 15:47 | Acessos: 1191

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou suas atividades no ano de 2010, com a implantação do curso de mestrado, autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). A proposta geral é promover a análise dos fenômenos comunicacionais em sua relação com as práticas culturais e sociais contemporâneas e em suas peculiaridades na Amazônia.

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA) estrutura-se em duas linhas de pesquisa:

COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA

A Linha de Pesquisa se propõe a investigar o papel da comunicação nas experiências culturais das sociedades amazônicas. Os fenômenos da socialidade, da produção e reivindicação das identidades, do imaginário, da intersubjetividade e a confrontação entre as formas de poder e de resistência social experimentadas pelas populações amazônicas. Os objetivos da Linha de Pesquisa foram assim discriminados:

1. Analisar o papel da comunicação nas experiências culturais da Amazônia;
  2. Analisar os fenômenos da socialidade e a experiência comunicacional na Amazônia;
  3. Analisar as práticas comunicacionais e culturais na relação com o imaginário na Amazônia;
  4. Analisar os processos identitários e as formas de poder na Amazônia;
  5. Desenvolver estudos teóricos, epistemológicos e/ou empíricos sobre diversos âmbitos dos processos comunicacionais.

DOCENTES DA LINHA 1

PERMANENTES

Prof.ª Dr.ª Alda Cristina Costa

Prof.ª Dr.ª Célia Regina Trindade Chagas Amorim

Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro

Prof.ª Dr.ª Marina Ramos Neves de Castro

Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Prof.ª Dr.ª Rosaly de Seixas Brito

Prof.ª Dr.ª Vânia Maria Torres Costa

PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA

A linha se volta para a análise dos processos comunicacionais no contexto amazônico em seus aspectos de produção, circulação e recepção. É orientada à compreensão dos processos comunicacionais em diversos âmbitos, que envolvem sujeitos e instituições em suas atuações, interações, usos e apropriações de meios, práticas e estratégias comunicacionais. Os objetivos da LP foram então aprovados da seguinte maneira:

1. Analisar a atuação dos meios de comunicação em diversos contextos históricos amazônicos, considerando seus aspectos de produção, circulação e recepção na constituição de processos comunicacionais;
  2. Analisar estratégias comunicacionais como ações orientadas ao planejamento, elaboração, articulação e intervenção na realidade amazônica;
  3. Analisar as experiências de usos, consumos e apropriações de meios e de práticas comunicacionais;
  4. Analisar processos de midiatização no cenário amazônico;
  5. Analisar as relações entre Comunicação e Meio Ambiente e Comunicação e Ciência em experiências amazônicas;
  6. Analisar, pelo viés comunicacional, processos políticos na e da Amazônia;
  7. Desenvolver estudos teóricos, epistemológicos e/ou empíricos sobre diversos âmbitos dos processos comunicacionais.

DOCENTES DA LINHA 2

PERMANENTES