Programação Abertura de Semestre PPGCOM (2023.1)

• Publicado: Segunda, 06 Março 2023 18:25
  • Última Atualização: Segunda, 13 Março 2023 16:31

A Comunidade Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) convida a todos, todas e todes para a nossa Programação de Abertura do Primeiro Semestre de 2023.

As boas-vindas aos que estão chegando à comunidade acadêmica do PPGCOM da UFPA contará com a apresentação da nova Coordenação, orientação aos calouros de Mestrado e Doutorado, oficinas, diálogo com a Representação Discente (RD), apresentação do Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (o EPCA) e lançamento de livros.

O objetivo é apresentar a nova gestão e a Secretaria do Programa, bem como o corpo docente e as atividades relacionadas aos Grupos de Pesquisa, fazer conhecer as instituições ligadas ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC) ao qual o PPGCOM se conecta diretamente, por exemplo, além de ter a possibilidade de trocar experiências com pesquisadores egressos.

Segue a programação completa.

Programação Abertura de Semestre PPGCOM (2023.1) - De 13 a 17 de Março de 2023

Dia 13 (segunda-feira) | Aula Magna e Apresentações Docentes

> Aula Magna do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA, com mediação de Otacílio Amaral Filho (FACOM/PPGCOM) e Ivânia Neves (FALE/PPGL)

Hora | Das 9h às 12h

Onde | Auditório do Setorial Básico 01, UFPA (Campus Guamá)

• 9h - Abertura com a Direção do ILC e Centros Acadêmicos: CAL, CALEM e CACO;
  • 9h30 - Apresentação dos Gestores das Sub-Unidades do ILC;
  • 10h - Roda de Conversa com o escritor Edyr Augusto Proença;
  • 11h - Roda de Conversa Musical - A Poesia da Canção pelas Ruas de Mairi, com Ronaldo Silva do Arraial do Pavulagem;

> Intervalo | Horário de Almoço | Das 12h às 14h

> Espaços Reservados aos Grupos de Pesquisa (15 minutos por grupo)

Hora | A partir das 14h

Onde | Sala 01 (Auditório PPGCOM)

• Apresentação dos Grupos de Pesquisa (GP) da Linha 1 (Comunicação, Cultura e Socialidades na Amazônia) do PPGCOM: GP Cidadania Comunicativa e Educação na Amazônia | Profª Dra. Célia Amorim; GP Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas (SISA) | Profª Dra. Marina Castro; GP Laboratório de Pesquisa em Mídia, Cultura e Povos da Amazônia; GP Laboratório de Pesquisa em Mídia, Cultura e Povos da Amazônia | Prof Dr Otacílio Amaral Filho;
  • Apresentação dos Grupos de Pesquisa (GP) da Linha 2 (Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia) do PPGCOM: GP Propaganda e Publicidade (Gruppu) - Prof Dr. Luiz ‘LZ’ Cezar; GP Comunicação, Consumo e Identidade (CONSIA) | Profª Dra. Manuela do Corral; GP Comunicação, Política e Amazônia (COMPOA) | Profa Dra Danila Cal e Profa Dra Rosaly Brito; GP Comunicação, Linguagens, Discursos e Memórias na Amazônia | Profª Dra. Netília Seixas; GP Comunicação, Estética e Política (CEPOLIS) | Prof Dr Leandro Lage; GP Observatório de Comunicação, Culturas e Resistências na Pan-Amazônia | Profa Dra Rosane Steinbrenner; GP Inovacom, inovação e convergência na comunicação | Profa Dra Elaide Martins da Cunha.

Dia 14 (terça-feira) | Processo de Avaliação e Oficinas da Representação Discente (RD)

> Processo de Avaliação PPGCOM, com Profa Dra Rosane Steinbrenner e Profa Dra Danila Gentil (Comissão Sucupira)

> Intervalo | Horário de Almoço | Das 12h às 14h

> Oficina de Preenchimento de Currículo Lattes, com Msc. Ana Karoline Barbosa (Clique aqui para se inscrever)

Hora | Das 14h às 16h

Onde | Laboratório 2 FACOM

> Oficina de Metodologias de Pesquisa, coGiselle Do Carmo Souza Moraes, Lucas Gil Corrêa dos Santos e Luciana Guimarães Barbosa (Clique aqui para se inscrever)

Hora | Das 16h às 18h

Onde | Laboratório 2 FACOM

Dia 15 (quarta-feira) | Apresentações Institucionais da UFPA

> Apresentação dos Serviços de Biblioteca do ILC, com a bibliotecária Rejane Pimentel (Diretoria da Biblioteca do ILC)

Hora | Das 9h às 10h30

Onde | Sala 01 (Auditório PPGCOM)

Apresentação do XIII PROPESQ-PP (XIII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda) 2023 - Edição Amazônia, com Prof. Dr. Luiz Cezar Silva dos Santos

Hora | Das 10h45 às 12h

> Intervalo | Horário de Almoço | Das 12h às 14h

> Oportunidades de Internacionalização, com Profa Dra Maria Amélia da Silva Enriquéz (Diretoria de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos da PROINTER)

Hora | De 14h às 16h

Onde | Sala 01 (Auditório PPGCOM)

> Apresentação Coordenação PPGCOM, com Prof Dr Luiz 'LZ' Cezar (Coordenador) e Profa Dra Célia Trindade (Vice-coordenadora)

Hora | Das 16h às 18h

Dia 16 (quinta-feira) | Troca com Egressas do PPGCOM da UFPA

> Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Premiados do PPGCOM, com Dra. Lorena Esteves e Dra. Camila Simões e Msc. Clarissa Rayol e Msc. Nathália Kawhage (Egressas do Programa)

> Intervalo | Horário de Almoço | Das 12h às 14h

Oficina de Formatação Automatizada no Word para Trabalhos Acadêmicos (Normas ABNT), com Fabiana Oliveira Gillet (Para se inscrever, clique aqui)

Hora | Das 14h às 18h

Onde | Laboratório do PPGCOM

Dia 17 (sexta-feira) | Lançamento de Livros

> Ética na Pesquisa com Seres Humanos, com Prof. Dr. Wallace Raimundo Araújo dos Santos (Coordenador do Comitê de Ética da UFPA)

Hora | Das 9h às 11h

Onde | Sala 01 (Auditório PPGCOM)

> Acolhida com a Representação Discente (RD) do PPGCOM. Apresentação da RD e do Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (o EPCA), de concepção discente

Hora | Das 11h às 12h

> Lançamento de Livros

• Festas e Espetáculos Culturais na Amazônia: Comunicação e Resistência (Organização Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho);
  • À Sombra da Floresta: A Amazônia no Jornalismo de Televisão (Autora Profa Dra Vânia Maria Torres Costa);
  • O Réptil Melancólico (Autor Prof Dr Fábio Horácio-Castro);

Hora | A partir das 14h