AMAZÔNIA E TELEVISÃO SÃO O TEMA DO LIVRO DE VÂNIA TORRES

• Publicado: Segunda, 27 Fevereiro 2023 18:07
  • Última Atualização: Segunda, 27 Fevereiro 2023 18:07

A jornalista e professora da UFPA, Vânia Torres, vai lançar no próximo dia 02 de março o livro À SOMBRA DA FLORESTA: A AMAZÔNIA NO JORNALISMO DE TELEVISÃO. O livro é uma adaptação da tese de Doutorado da autora, realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Ana Lucia Silva Enne no Programa de Pós-graduação em Comunicação.

A pesquisa resulta de análise dos telejornais exibidos nacionalmente pela Rede Globo de Televisão, a partir dos quais a pesquisadora observa como jornalistas concentrados no Sudeste do País constroem a imagem da Amazônia. “Busco as marcas de identidade e alteridade na representação dos amazônidas, construídas desde a conquista da América. O foco das reflexões está na visão de mundo dos jornalistas e o modo como narram os sujeitos e a região enquanto fracassados e apagados diante da importância da floresta para o País e para o mundo”, diz Vãnia Torres.

As narrativas reafirmam a presença de estereótipos que retomam relações históricas de colonialidade, nas quais a Amazônia se faz como selvagem em oposição ao Sudeste civilizado.  “A temática Amazônia sempre me instigou como meu lugar de pertencimento e de fala. Os discursos produzidos sobre a região no contexto nacional precisam ser observados com atenção para mostrar relações históricas que inferiorizam e invisibilizam as pessoas desse lugar nas produções midiáticas”, afirma Vânia Torres.

A autora espera com o livro “estimular a reflexão e o debate público sobre as representações da Amazônia nos meios de comunicação, sediados na região Sudeste, que olham para a região Norte como vazia, pobre e subalterna”.

Vânia Torres tem longa experiência enquanto jornalista de televisão em emissoras de Belém e desde 2002 forma jornalistas e publicitários em instituições de ensino superior. Atualmente é professora da FACOM - Faculdade de Comunicação - e do  PPGCOM - Programa de Pós-  graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA.

O livro, editado pelo selo universitário da PakaTatu, tem capa de Helena Renato e Carlos H. Carneiro. O lançamento será realizado com uma roda de conversa entre a autora e os professores Alda Costa (UFPA) e Paulo Maués Correa (SEDUC-PA), que vão debater as linhas argumentativas adotadas pela professora que hoje cumpre estágio pós-doutoral no PPGCLC da Unama.

O lançamento, com preço promocional, terá participação especial dos músicos Nego Nelson e Tiago Amaral. A ação tem apoio cultural do IHGP, FACOM e PPGCOM-UFPA e PPGCLC e Rádio Unama-FM.

Dia:  02.03 (quinta-feira)

Hora: 17:30h

Local: Solar do Barão de Guajará, sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (Rua Tomásia Perdigão, 62, na Cidade Velha).