Lançamento ebook “Amazônia negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo”

• Publicado: Quarta, 14 Dezembro 2022 14:39
  • Última Atualização: Quarta, 14 Dezembro 2022 14:41

O e-book Amazônia negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo traz os resultados das discussões ocorridas na primeira edição do Webinário Internacional de mesmo nome, ocorrido em formato online, em dezembro de 2020. A obra é lançada pelo grupo de pesquisa NOSMULHERES - Pela Equidade de Gênero Étnico-racial, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA), em parceria com o grupo de pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (COMPOA/UFPA) e o Coletivo de Lésbicas Negras Amazônidas, Sapato Preto.

A obra é organizada pelas pesquisadoras: Dra. Mônica Conrado, professora do PPGSA/UFPA e coordenadora do grupo NOSMULHERES; Thiane Neves, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Universidade Federal da Bahia (PósCom-UFBA), integrante do NOSMULHERES e Lorena Esteves, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom/UFPA) e integrante do COMPOA/UFPA.

A coletânea apresenta textos transcritos das falas de mais de 20 pesquisadoras negras brasileiras e da pesquisadora Graça Samo, de Moçambique-África, coordenadora do Secretariado Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. A obra é dividida em cinco seções: seção 1) a ruptura da falsa dicotomia entre a Academia e a militância política dos movimentos sociais progressistas, sobretudo, dos feminismos negros; seção 2) a constituição das identidades e lutas políticas em torno das Mobilidades, Fronteiras e Deslocamentos; seção 3) as experiências de Mulheres Negras em tecnologias digitais e redes sociais; seção 4) a produção dos saberes de Negras LBT’s - Trânsito e Representação; e seção 5) as narrativas e saberes de Mulheres Negras Amazônidas para o Bem Viver.

A professora Dra. Mônica Conrado (PPGSA/UFPA), idealizadora do evento que gerou o ebook, destaca a pluralidade de perspectivas que carrega a Amazônia Negra e que resulta na coletânea de vozes plurais de mulheres negras, pesquisadoras e militantes, oriundas dos estados do Pará, Amapá, Rio Grande do Norte e Bahia. “Eu acho que todo o evento vem trazendo a riqueza que é heterogênea do que seja Amazônia Negra. A ideia foi abrir, expandir seus significados, a partir de vivências variadas”, explica.

SERVIÇO:

Lançamento do e-book “Amazônia negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo”

Download gratuito aqui e também disponível na biblioteca virtal do PPGCOM-UFPA e no blog https://nosmulheresblog.wordpress.com/.

Conheça mais sobre os grupos de pesquisa e coletivo organizadores do Amazônia Negra:

NOSMULHERES: www.instagram.com/nosmulheres_ufpa

COMPOA: https://www.instagram.com/compoa.ufpa/