Chamada do Evento de Abertura do Semestre - Aula Magna PPGCOM

• Publicado: Quarta, 23 Março 2022 16:40
  • Última Atualização: Quarta, 23 Março 2022 16:41

Na abertura deste semestre letivo, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) traz uma programação variada, cheia de atividades para marcar a abertura o seu retorno às atividades presencias: palestras, orientação acadêmica, encontro com a representação discente, mesas acadêmicas e lançamento de livros de docentes e colaboradores do programa.

A programação começa no dia 28 e segue até 31 de março, quando acontece a aula magna que traz um tema bastante instigante: "Rivais até o último clique? Fotografia e Modernidade em Mário de Andrade e Monteiro Lobato.’ Relações entre fotografia e literatura a partir da obra de escritores-fotógrafos". Será ministrada pelo Prof. Dr. Mauricio Lissovsky, historiador, roteirista e professor da pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conta com a mediação do Prof. Dr. Fábio Castro, docente do PPGCOM/UFPA. O Evento será realizado no formato online e transmitido pelo canal do PPGCOM no Youtube (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL).

As demais atividades acontecem no auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), que fica em frente ao ginásio de esportes, próximo ao portão 2, da UFPA. Esperamos contar com a sua presença, venha de máscara, com saúde e usando álcool gel, pois todos precisamos nos cuidar nessa pandemia e garantir um retorno seguro e solidário. Desejamos um excelente semestre!

Confira a programação que preparamos especialmente para você e aproveite!

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE ABERTURA DE SEMESTRE - De 28 a 31/03
28/03 - BOAS VINDAS
14h30 - Orientação acadêmica aos Calouros (Mestrado e Doutorado)
16h - Uso das bibliotecas e programas de consulta: Rejane Pimentel (Diretora da Biblioteca Setorial do ILC)
16h30 - Encontro com a RD (Representação Discente)
Local: Auditório do ILC (Em frente ao Ginásio da UFPA. Próximo portão 2 da UFPA)

29/03 - De 14h30 às 17h30 - PLANEJAMENTO PPGCOM
(Público dirigido: Docentes, Representação Discente e técnicos)
Local: Sala 1 do PPGCOM (Prédio do PPGCOM)

30/03 - MESAS ACADÊMICAS E LANÇAMENTOS DE LIVROS
14h30 - Mesa "Narrativas e violência colonial na Amazônia"
Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho
Prof. Dr. Fábio Horácio-Castro
Profa. Dra. Alda Cristina Costa
Profa. Dra. Célia Trindade Amorim
Profa. Dra. Ivana Guimarães
Profa. Dra. Vânia Torres Costa
Prof. Dr. Paulo Nunes

16h30 - Mesa "Comunicação, política e afetos"
Profa. Dra. Rosaly Brito
Profa. Dra. Danila Cal
Profa. Dra. Kalynka Cruz-Stefani
Prof. Dr. Leandro Lage

18h - LANÇAMENTO DE LIVROS:
Local: Auditório do ILC (Em frente ao Ginásio)
Livro "Comunicação, Gênero e Trabalho Doméstico: das reiterações coloniais à invenção de outros possíveis". Danila Cal e Rosaly Brito (Orgs.)
Livro "O Medo é a Mensagem: Narrativas Midiáticas na Amazônia Paraense". Alda Cristina Costa, Célia Trindade Amorim e Ivana Guimarães (Orgs.)
Livro "Imagens da resistência: dimensões estéticas e políticas". Leandro Lage (Org.)
Livro "O réptil melancólico". Fábio Horácio-Castro
Livro "Amor complexo e o Ciberespaço". Kalynka Cruz-Stefani
Livro "Os Filhos Bastardos de Luzanira". Otacílio Amaral Filho
Livro "Um olho no peixe frito e outro na...: coletânea de artigos sobre a Academia do Peixe Frito". Paulo Nunes, Vânia Torres Costa, Elaine Ferreira de Oliveira e Kátia Silva (Orgs.)
Livro "Narr'Amazônia: modos de ser e estar no mundo". Alda Cristina Costa, Paulo Nunes e Vânia Maria Torres Costa (Orgs.)

31/03 - A partir das 16h - AULA MAGNA com Mauricio Lissovsky (UFRJ)
Historiador e roteirista. Professor da pós-graduação em Comunicação da UFRJ. Pesquisador do IDEA/ECO/UFRJ e do CNPq.
Título da conferência: "Rivais até o último clique? Fotografia e Modernidade em Mário de Andrade e Monteiro Lobato." Relações entre fotografia e literatura a partir da obra de escritores-fotógrafos.
Transmissão: via Youtube do PPGCOM (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER)