A gestão do tempo e a organização na Pesquisa em Comunicação” encerra a programação de abertura do primeiro semestre de 2019

• Publicado: Segunda, 22 Abril 2019 17:34
  • Última Atualização: Quinta, 24 Setembro 2020 17:15

Publicado originalmente em 22 de abril de 2019 no antigo endereço do Programa (https://www.ppgcomufpa.com/

A programação de abertura do primeiro semestre de 2019 do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará foi encerrada no último dia 26, terça-feira, com a atividade intitulada "A gestão do tempo e a organização na Pesquisa em Comunicação”, conduzida pela professora da Faculdade de Comunicação da UFPA e mestranda do PPGCOM-UFPA, Suzana Magalhães. Na ocasião, a professora apresentou técnicas de gerenciamento de projetos aplicadas às especificidades da pesquisa em comunicação.

De acordo com a professora, é preciso pensar a organização como um lugar em construção e não como um lugar estático. “Não há fórmulas, há boas práticas em organização e gestão do tempo”, enfatizando que cada pessoa precisa compreender o que funciona melhor para ela mesma, bem como a área de sua vida que está lhe demandando mais energia naquele momento. Suzana compara a organização ao ato de colocar as coisas em caixinhas. “Nós definimos quais são as caixinhas que fazem sentido para nós, mas é preciso reorganizar essas caixinhas de tempos em tempos”, disse.

Todavia, segundo ela, não basta organizar, é preciso gerenciar: "O gerenciamento  pode ser: planejar, fazer, acompanhar, mudar e replanejar. Não necessariamente nessa ordem”, alegou, explicando que a soma entre organização e gestão resulta em produtividade. Suzana aconselhou ainda que sejam incluídas atividades agradáveis na rotina, bem como que cada um conheça o seu ritmo próprio de trabalho. “Em vez de focar no resultado, foque no processo e tenha em vista o resultado. A gente percebe as nossas dificuldades e cria estratégias para melhorar”, explicou.

Inspirada no livro “Pesquisa em Comunicação”, de Maria Immacolata Vassallo de Lopes, a professora Suzana apresentou um mapeamento dos processos de pesquisa em comunicação e encerrou a sua apresentação lançando um desafio aos alunos do PPGCOM-UFPA: fazer um planejamento até dezembro de 2019, definindo listas de tarefas, metas, prazos, recursos necessários e responsáveis para a realização das etapas do planejamento.

Texto: Bianca Leão

Foto: Maria Alejandra Romero