“PPGCOM em foco” apresenta trajetória do programa e o seu papel na Amazônia

• Publicado: Sexta, 05 Abril 2019 17:24
  • Última Atualização: Quinta, 24 Setembro 2020 17:16

Publicado originalmente em 05 de abril de 2019 no antigo endereço do Programa (https://www.ppgcomufpa.com/

Após a mesa oficial de abertura das atividades do primeiro semestre 2019 do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará, a programação seguiu com diversas atividades durante a tarde do último dia 20, quarta-feira. Na primeira, intitulada “PPGCOM em foco: trajetória do programa e o seu papel na Amazônia”, a Profª. Drª. Elaide Martins, docente e coordenadora do PPGCOM-UFPA, levantou uma importante reflexão sobre o papel dos pesquisadores em Comunicação no atual contexto sociopolítico brasileiro.

Para ela, a Comunicação está na base das interações e relações, por isso, o pesquisador da área tem um papel essencial na sociedade, importância que adquire uma dimensão ainda maior quando se pensa a região amazônica. “Nesse contexto, o PPGCOM tem um papel fundamental e estratégico para a construção de uma sociedade mais justa e democrática”, enfatizou. A coordenadora apresentou a trajetória do Programa desde quando foi implantado, em 2010, até o presente momento, quando inicia a primeira turma do Doutorado.

Na oportunidade, a professora Elaide Martins falou sobre as Linhas de Pesquisa do Programa – “Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia” e “Comunicação, Cultura e Socialidades na Amazônia”, além de apresentar os docentes permanentes e colaboradores, os Grupos de Pesquisa, a equipe técnico-administrativa e a atual representação discente. A professora informou que, atualmente, o PPGCOM conta com mais de 50 alunos regulares matriculados, além de dezenas de ouvintes, e que já somou mais de 70 dissertações defendidas ao longo de seu percurso.

Nos últimos anos, de acordo com ela, o Programa já promoveu diversos eventos, como encontros, seminários, palestras, aulas magnas, oficinas e cursos, com a participação de docentes nacionais e internacionais, além de envolver seus doentes e discentes na produção de livros e artigos.

Além disso, enfatizou o Projeto Diálogos, que realiza e apoia atividades acadêmicas extracurriculares, contribuindo para a produção de conhecimento e intercâmbio de saberes dos pesquisadores da área. É constituído pelas vertentes Diálogos Contemporâneos, Amazônicos, Metodológicos e Comunicacionais. “Desde quando foi lançado, em outubro de 2014, na gestão dos professores Fábio Castro e Alda Costa, o Projeto Diálogos se propõe a imprimir justamente o diálogo como marca do Programa, uma marca que, dia a dia, buscamos fortalecer e intensificar e que diz muito sobre a nossa trajetória”, ressaltou a professora Elaide Martins.

Após apresentar esse projeto, a coordenadora também falou sobre as iniciativas de integração entre a pós-graduação e a graduação, as ações de interação e cooperação com outras instituições nacionais e internacionais, além de atividades de intercâmbio, inserção social, interfaces com a educação básica e atividades extensionistas, abertas para a comunidade em geral.

Como próximos passos do PPGCOM, a professora Elaide apontou alguns desafios, como a consolidação da nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o fortalecimento da pesquisa e da difusão do conhecimento e a internacionalização de suas ações, a fim de fortalecer a caminhada na busca pela excelência.