Edson D’almonte e Marco Roxo participam de Seminário Diálogos no PPGCOM

• Publicado: Terça, 11 Dezembro 2018 18:19
  • Última Atualização: Quinta, 24 Setembro 2020 17:30

Publicado originalmente em 11 de dezembro de 2018 no antigo endereço do Programa (https://www.ppgcomufpa.com/

O programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA) realiza, na próxima terça-feira (18/12), o Seminário Diálogos sobre a temática “O Campo Científico da Comunicação e os Desafios da Área”, com os professores Dr. Edson D’almonte, docente do PósCom-UFBA e atual coordenador da área de Comunicação e Informação da Capes, e Dr. Marco Roxo, docente do PPGCOM-UFF e atual presidente da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação).

A programação integra o projeto Diálogos, que foi criado em outubro de 2014 pelo PPGCOM-UFPA e tem a finalidade de realizar e apoiar atividades acadêmicas extracurriculares, que contribuem para a produção de conhecimento e intercâmbio de saberes dos pesquisadores da área. Nesse sentido, o seminário com os dois pesquisadores “será uma ótima oportunidade para discutirmos questões relativas às mudanças no processo de avaliação da Capes, às perspectivas para a área da Comunicação e será também um importante marco na implantação do curso de Doutorado em Comunicação, recentemente aprovado pela Capes”, afirma a vice-coordenadora do PPGCOM/UFPA Danila Cal.

O evento será no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), a partir das 15h30. A programação é aberta ao público, com direito a certificado de participação.

SOBRE OS CONVIDADOS
Edson D’almonte (UFBA/Capes)
Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2008). É professor Associado I da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisa temas relacionados ao Webjornalismo, ao Contrato de comunicação, às Teorias da comunicação, à Análise do discurso e à Comunicação e Ética. Foi Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS (2015-2017). É Coordenador da Área Comunicação e Informação (CAPES) e membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES)

Marco Roxo (UFF/Compós)
Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2000), mestrado em Comunicação (2003) e doutorado em Comunicação (2007) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor Adjunto IV do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisa temas relacionados à questão da autoridade jornalística e ao papel na mediação da experiência esportiva e na enunciação da equação esporte e nação através da televisão. É presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).