Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PPGCOM abre período de ajuste de matrículas para o ano letivo de 2020
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

PPGCOM abre período de ajuste de matrículas para o ano letivo de 2020

  • Publicado: Segunda, 31 Agosto 2020 05:00
  • Última Atualização: Segunda, 31 Agosto 2020 18:24

Considerando a Resolução nº 5.294, de 21/08/20, do CONSEPE/UFPA, bem como as deliberações do Colegiado, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM-UFPA) informa que estará aberto, de 31 de agosto a 18 de setembro, o período de ajuste de matrículas para o ano letivo de 2020, em regime remoto emergencial. O período letivo terá início em 14 de setembro de 2020.

O PPGCOM-UFPA ofertará suas disciplinas em dois blocos de oito semanas. As atividades serão realizadas em modos síncronos e assíncronos, dando cumprimento às cargas horárias previstas. No primeiro bloco, que se inicia em setembro, estão previstas as mesmas disciplinas já ofertadas no início de 2020. Por essa razão, as matrículas nesses componentes foram mantidas. Elas podem ser canceladas ou ajustadas, conforme a disponibilidade e o interesse das/dos discentes, via SIGAA.

CLIQUE AQUI PARA VER OFERTA DE DISCIPLINAS

O ajuste de matrículas poderá ser feito até 18 de setembro no sistema. Em seguida, caso haja necessidade de cancelamento de matrícula em algum dos componentes, o pedido deverá ser encaminhado para a Secretaria do PPGCOM, que fará os devidos ajustes no SIGAA e comunicará as/os respectivas/os docentes. Ainda conforme a Resolução nº 5.294, o ajuste de matrículas poderá ser feito de modo contínuo, considerando a excepcionalidade do período emergencial.

O quadro de ofertas para o segundo bloco de disciplinas terá início a partir de 9 de novembro de 2020, com interrupção em 18 de dezembro e continuidade em janeiro ou fevereiro, a depender de cada disciplina, observando-se o disposto na resolução e o prazo de finalização do ano letivo de 2020 até fevereiro de 2021. As disciplinas ofertadas serão informadas tão logo seja concluído o planejamento conjunto entre PPGCOM e FACOM.

É importante ressaltar que a oferta de atividades foi planejada para que as/os discentes do PPGCOM-UFPA possam ter a opção de prosseguir com suas atividades acadêmicas sem atrasos em seus percursos de formação, se assim o desejarem e puderem. Tal medida busca atender principalmente discentes concluintes que necessitem de créditos para integralizar o curso e discentes ingressantes que estejam de licença para formação.

Também cabe salientar que, em 2021, os componentes obrigatórios e optativos serão ofertados, ainda que o cenário de ensino remoto emergencial persista, garantindo a possibilidade de que, aqueles discentes que não puderem cursar disciplinas em 2020, possam fazê-lo em 2021.

A Secretaria e a Coordenação do PPGCOM estão à disposição para buscar apoio junto às instâncias de acessibilidade às/aos discentes que nos procurarem com qualquer forma de comprometimento do acesso aos componentes curriculares ofertados de modo remoto. Informamos ainda que, diante da não revogação das decisões que suspendem as atividades presenciais na UFPA e das necessárias medidas para garantia das normas de biossegurança, o prédio do PPGCOM segue fechado para a realização de atividades acadêmicas, incluindo-se a utilização do laboratório de informática e das salas de aula.

Por fim, temos ciência de que entraremos em uma nova fase de retomada das atividades, o que demandará paciência de todos nós para os ajustes e adaptações que serão necessários. Torcemos para que todos estejam com saúde.

registrado em:
Fim do conteúdo da página