Projetos de Inovação

Publicado: Sexta, 05 Março 2021 20:01 | Última Atualização: Sexta, 05 Março 2021 20:01 | Acessos: 227

Monitoramento ambiental da qualidade da água da cidade de Macapá através de sensores com tecnologia open source

Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA

Data de Início: 31/10/2016

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Responsável: Prof Dr Walter Teixeira Lima Junior

​Descrição: A Rede InfoAmazonia (http://rede.infoamazonia.org/) possui sistema de sensores de monitoramento ambiental de baixo custo que beneficia as comunidades na Amazônia brasileira. O sensor e sistema (open source) desenvolvidos pela equipe da Rede e parceiros é capaz de medir parâmetros básicos de qualidade d'água (condutividade elétrica, PH, Potencial de Oxidação, Temperatura e temperatura do sensor) e enviar alertas aos consumidores. A Universidade Federal do Amapá, através do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, faz parte da Rede que envolve outras instituições e universidades federais. A Rede continda na plataforma InfoAmazonia, lançada em 2012, que tem como objetivo agregar notícias e dados georeferenciados, utilizando mapas para contextualizar as informações sobre os principais temas dos 9 estados da região Amazônica. A intenção é criar dialogo entre informações científicas e jornalísticas para propiciar ao público elementos sobre o impacto do desenvolvimento no ecossistema amazônico.