Ementa das Disciplinas
ESTUDOS AVANÇADOS EM COMUNICAÇÃO, CULTURA E AMAZÔNIA (60h)
(Esta disciplina é obrigatória para o doutorado)
Aportes teóricos recentes e transformações contemporâneas da comunicação e da cultura. Os complexos sistemas de comunicação no mundo contemporâneo e suas interfaces com as lógicas e dinâmicas socioculturais. Relações mútuas entre produção, circulação, recepção de sentidos e crítica social. Diversidade cultural, construção de identidades e práticas comunicacionais em distintos contextos sócio-históricos na Pan-Amazônia.
ESTUDOS TEÓRICOS DA COMUNICAÇÃO (45h)
(Esta disciplina é obrigatória para o mestrado e optativa para o doutorado)
A comunicação e sua dimensão social: dinâmicas relacionais, simbólicas e midiáticas. Fundamentos comunicacionais da vida social, fundamentos sociológicos da comunicação e a globalidade do processo comunicativo. Panorama conceitual: funcionalismo; pragmatismo; teoria crítica; teoria da informação; estruturalismo; abordagens culturalistas e abordagens pós-estruturalistas. Percepção sistemática e cartográfica e os modelos e experiências de pesquisa no campo comunicacional. Questões epistemológicas da Comunicação.
ESTUDOS DE TEMAS AMAZÔNICOS (45h)
(Esta disciplina é obrigatória para o mestrado e optativa para o doutorado)
Amazônia: formação histórica, econômica, social e cultural. Experiência social amazônica e a configuração dos processos comunicativos contemporâneos; Modelos e projetos de desenvolvimento e ocupação do território (sistemas agroflorestais colonial, pombalino, ciclo gomífero e de integração nacional brasileira. Diversidade social e cultural amazônica: aspectos sincrônicos e diacrônicos e constituição sociocultural. Contradições e negociações culturais; formação populacional e étnica, saberes locais e espacialidade.
TEORIAS DA CULTURA (45h)
Cultura e a explicação dos processos social-históricos e comunicativos; reflexões antropológicas e sociológicas da cultura; estudos culturais e as teorias das mediações; análises do imaginário e psicanalíticas da comunicação; reflexões sobre o pós-humanismo e o pós-estruturalismo; teorias da mídia.
METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO (45h)
Ciência e conhecimento científico: breve história da ciência; tipos de conhecimento. Abordagens quantitativa e qualitativa. Os diversos métodos e técnicas de pesquisa. A elaboração do projeto de pesquisa. Abordagem dos subsídios teóricos necessários para entender a metodologia e a prática de pesquisa em Comunicação, numa perspectiva interdisciplinar.
DECOLONIALIDADE E COMUNICAÇÃO (45h)
Colonialismo e pós-colonialismo: história e episteme. Conceito, fundamentos e desafios do pensamento decolonial. Os discursos e as práticas comunicativas contemporâneas e os rastros da retórica da modernidade etnocêntrica e da lógica colonial. Experiências comunicativas decoloniais: valorizando o saber e as práticas de grupos subalternizados.
SABERES TRADICIONAIS NA AMAZÔNIA (45h)
Povos e comunidades tradicionais na Amazônia: artes rituais, estilos de pensamento e modos de existência. Visibilização e interação: formas de interpretar o mundo. Temporalidade cultural e temporalidade natural. Desenvolvimento: discursos e práticas. Imaginário, saberes e sobrevivência das culturas tradicionais.
REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS NA AMAZÔNIA (45h)
Panorama conceitual sobre Imagem e imaginário; imagem e visualidades; processos socioculturais; representações e construções imagéticas da Amazônia; relações entre iconicidade e processo de comunicação.
NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS (45h)
Narrativas: conceituações e caracterizações; relação entre indivíduos e vida social; narrativas como produtoras de sentidos e de modos de interações; narrativas midiáticas: representação e construção social da realidade; as interações humanas e os atos comunicativos: relação do eu com o outro; contextos históricos, sociais e culturais das narrativas.
COMUNICAÇÃO, SOCIALIDADE e INTERSUBJETIVIDADE (45h)
A comunicação e cultura: fenômenos de socialidade, de intersubjetividade e práticas metodológicas. Interações sociais, afetividades, sensibilidades, memória e esquecimento, representações sociais, o dizer-em-comum e a sensação do estar-junto, identidade e as identificações, gosto no cultural e comunicacional. Práticas de investigação, modelos de pesquisa e compreensão dos fenômenos da comunicação e da cultura no espaço amazônico.
COMUNICAÇÃO E CIDADANIA NA AMAZÔNIA (45h)
Comunicação e Cidadania. Hegemonia e contra hegemonia. Esfera Pública Local/Global. Práticas sociais emancipatórias na Amazônia. Movimentos sociais e sensibilidades cidadãs individuais. Cultura de resistência e Cultura popular. Epistemologias dominantes. Epistemologias do Sul.
COMUNICAÇÃO, ESPETÁCULO E PROCESSOS SOCIOCULTURAIS (45h)
Espetáculo: aspectos conceituais; Relação entre comunicação, política e mídia; Espetáculo entre acontecimento e movimento imanente da vida cotidiana; Espetacularização e acionamento dos dispositivos; linguagem espetacular, ontologia da imagem e cultura de consumo; espetáculos culturais na Amazônia: processos de colonialidade e experiência.
PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO (45h)
Vertentes dos estudos de midiatização e suas conexões epistemológicas. Media, Mediação e Midiatização. Comunicação, sociedade e produções de sentido. Da sociedade dos meios à sociedade midiatizada. Mediação como um conceito analítico: Comunicação e interação. Dialética da significação, processos e produtos comunicacionais.
COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E RELAÇÕES DE PODER (45h)
Dimensões conceituais política/político. Tensões entre público e privado. Desigualdades e relações de poder. Comunicação e processos sociais e políticos. Estado, esfera pública e sociedade civil. Sistema Político e Sistema Midiático. Representação política. Ações coletivas e Lutas por Reconhecimento. Interrelações entre Internet e Política.
COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO E TECNOLOGIAS (45h)
Comunicação, Interação e Interatividade. Inovações na Comunicação. Tecnologias e Redes de sociabilidade. Expressões da Cibercultura. Cultura da convergênciae o panorama conceitual contemporâneo. A natureza transmidiáticae os princípios teóricos e metodológicos. Concepções do jornalismo transmídia
COMUNICAÇÃO, DISCURSO, MEMÓRIA E AMAZÔNIA (45h)
Comunicação, enunciação e discurso: questões de partida. A configuração midiática na Amazônia. A produção enunciativa sobre a região: jornalismo, publicidade, entretenimento, redes sociais. História e memória da mídia na Amazônia: indícios do passado e complexidades do presente.
COMUNICAÇÃO, CIDADES E AMAZÔNIA (45h)
A compreensão do espaço/tempo urbano. Exterioridades e experiências subjetivas citadinas. O “flaneur” e o transeunte. Aportes de antropologia urbana. Diferentes regimes de visibilidade e socialidade na urbanidade contemporânea. Cidades e cidadão imaginados pela comunicação. A cidade midiática. Amazônia revelada e suas cidades: história, economia, particularidades e atravessamentos.
COMUNICAÇÃO E CONSUMO (45h)
Cartografias do Consumo: Mundo, coisas e sujeitos. Consumo como sistema cultural e social. O imaginário do consumo. Representações e práticas midiáticas na produção, circulação e distribuição de bens/ideias. Sociabilidades de consumo. Consumo e cultura material. Trocas simbólicas, produção de sentido e interação social. Antropologia do consumo.
TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO, CULTURA E AMAZÔNIA (15, 30 ou 45h)
Abordagens contemporâneas de contribuição ao campo da comunicação, cultura e Amazônia. Panorama conceitual do pensamento de um autor ou de uma obra. Interfaces com outras áreas de conhecimento, de perspectivas teóricas e metodológicas não contempladas na estrutura curricular do PPGCOM/UFPA. Espaço de participação com contribuições de professores externos, convidados ou visitantes.
Redes Sociais