Doutoranda do PPGCOM/UFPA Nathália Kahwage recebe Prémio Compós 2020

• Publicado: Quarta, 25 Novembro 2020 09:38
  • Última Atualização: Quinta, 26 Novembro 2020 11:12

Durante a cerimônia de abertura da 29ª edição do Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), nesta terça-feira, dia 24, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará, Nathália Kahwage, recebeu menção honrosa no prêmio nacional Eduardo Peñuela de Teses e Dissertações 2020 por seu trabalho de mestrado intitulado “Representação política, gênero e relações de poder: análise de aspectos discursivos da atuação das vereadoras de Belém e Manaus no Facebook”, desenvolvido sob a orientação da professora Danila Cal no PPGCOM UFPA.

Danila Cal, docente permanente do PPGCOM-UFPA e coordenadora do COMPOA, destaca a premiação pela Compós, tanto no que diz respeito ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e pelo Programa, quanto pela temática da dissertação premiada. "Estamos muito felizes, pois esta conquista representa muito para nosso Programa e para nossa região" afirma, "e também pelo fato da dissertação abordar a representação política discursiva de mulheres, temática emergente e necessária nas discussões sobre Comunicação e Política", complementa.

Segundo Nathália, doutoranda do Programa e integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Política na Amazônia (COMPOA), a dissertação deve ser vista como "uma contribuição tanto para os estudos de representação política, no reconhecimento dos ambientes comunicacionais não convencionais de fomento ao debate público, no caso o facebook, como também aos estudos feministas, que lançam um olhar crítico sobre as relações desiguais de gênero, ao mesmo tempo em que permitem outras nuances que retiram as mulheres amazônidas de um lugar determinista de subalternidade".

Concorreram este ano, na décima edição do Prêmio Nacional de melhor tese e dissertação na área da Comunicação, 29 dissertações e 15 teses de Programas de Pós-Graduação de todo o país. Confira abaixo os trabalhos premiados, todos eles acessíveis no link <http://www.compos.org.br/premios.php>:

X PRÊMIO NACIONAL EDUARDO PEÑUELA DE TESES E DISSERTAÇÕES

Melhor Dissertação 2020

TÍTULO: “Me deixem decidir se quero ou não ser mãe!": narrativas pessoais de mulheres sobre a maternidade nas mídias sociais

AUTOR(A): Ana Luiza de Figueiredo Souza

PROGRAMA: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) - Universidade Federal Fluminense (UFF)

Menção Honrosa/Dissertação 2020

TÍTULO: ESSE BOOM É NOSSO? Discursos sobre a transição capilar na publicidade de cosméticos

AUTOR(A): Mayra Bernardes Medeiros de Carvalho

PROGRAMA: PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Menção Honrosa/Dissertação 2020

TÍTULO: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, GÊNERO E RELAÇÕES DE PODER: análise de aspectos discursivos da atuação das vereadoras de Belém e de Manaus no Facebook