DISSERTAÇÃO DO PPGCOM UFPA É A ÚNICA DO NORTE SELECIONADA PARA PUBLICAÇÃO COM O SELO UFMG

• Publicado: Terça, 24 Novembro 2020 19:36
  • Última Atualização: Terça, 24 Novembro 2020 19:36

A Dissertação “Idosos e Internet: mediações nos usos de serviços bancários digitais” será publicada em formato de livro com o prestigioso Selo PPGCOM/UFMG. Foi a única pesquisa da região Norte selecionada na Chamada 01/2020, lançada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e voltada para publicação de livros oriundos de teses e dissertações em Comunicação defendidas a partir de 2018. Ao todo, foram 36 submissões entre teses e dissertações, de todas as regiões, e apenas 11 pesquisas foram selecionadas.

A pesquisa de mestrado “Idosos e Internet: mediações nos usos de serviços bancários digitais”, realizada pela autora Camila Simões, foi orientada pelo Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Na chamada, foi selecionada por uma Comissão de Avaliação constituída por treze pesquisadores, vinculados a universidades do Brasil e do exterior.

Segundo o parecer da instituição, o trabalho “apresenta uma pesquisa muito bem estruturada e atual do ponto de vista teórico-metodológico, com tema de reconhecida relevância social e ainda pouco explorado. A escrita é fluida, clara e com argumentos bem encadeados. Assim, sua publicação como livro significaria uma contribuição ao campo da comunicação”. Centralmente, a pesquisa traz uma discussão sobre os usos e não usos de serviços bancários digitais pela pessoa idosa, a partir das experiências de entrevistados em Belém do Pará. E, para chegar a esse direcionamento, a pesquisadora se debruçou sobre dados relacionados ao acesso à internet, meios mais usados para esse fim, relações mais vistas e mesmo os sentimentos e sentidos produzidos a partir dessas relações: pessoas idosas se relacionando através de meios de
comunicação digital, refletindo sobre sua própria adaptabilidade e novas formas de relacionamento social. A discussão é amparada em uma consistente fundamentação teórica e traz uma rica visada sobre a experiência digital da pessoa idosa.

Camila Simões, que hoje cursa doutorado no PPGCOM-UFPA sob orientação da Profa. Dra. Elaide Martins, dando prosseguimento e aprofundamento à pesquisa sobre a temática, reafirma a importância dessa publicação: ";É uma conquista linda e vale celebrar! Precisamos falar da penetrabilidade da tecnologia a partir dos nossos lugares, da nossa região. Sou mulher, negra e amazônida. E esses marcadores me atravessam centralmente, são meu orgulho e, também, de onde falo. Só tenho a agradecer ao PPGCOM da UFMG pela sensibilidade e escolha, assim como agradeço por todo o apoio que estou recebendo do PPGCOM da UFPA, do orientador do trabalho e, sem dúvida, agradeço a energia aplicada por minha orientadora de doutoramento".

Camila Simões é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA), onde cursa doutoramento sob a orientação da Profª Drª Elaide Martins, e teve o trabalho de mestrado selecionado para publicação nacional por meio do Selo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG).