Processo Seletivo para o Mestrado do PPGCOM-UFPA chega à etapa final

• Publicado: Quinta, 06 Agosto 2020 08:55
  • Última Atualização: Quinta, 06 Agosto 2020 08:59

Publicado originalmente em 02 de novembro de 2017 no antigo endereço do Programa (https://www.ppgcomufpa.com/

O Processo Seletivo da Turma 2018 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), entra em sua quinta e última fase nesta semana: Entrevista e Avaliação do Currículo Lattes. As entrevistas com os candidatos serão realizadas pela banca examinadora nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, ou seja, de 2ª-feira a 4ª-feira, conforme agenda divulgada no site do programa (https://goo.gl/TfLz7A)

Essa fase é classificatória e eliminatória. Dos 77 candidatos inscritos no processo, 38 chegaram à última fase na disputa pelas 22 vagas ofertadas pelo programa. A presidente da comissão do processo seletivo deste ano, Prof. Dra. Elaide Martins, destaca que o número de candidatos tem aumentado cada vez mais e que neste ano a disputa está bastante acirrada. “Caso todas as vagas sejam preenchidas, mais 16 serão eliminados. É importante lembrar que, conforme o edital, não há obrigação de preencher todas as vagas. O preenchimento depende do desempenho dos candidatos em relação aos critérios de avaliação divulgados no edital”.

Em relação à avaliação do Lattes, só serão consideradas as produções devidamente comprovadas. Os candidatos tiveram até a última sexta-feira, 27, para entregar os documentos comprobatórios na Secretaria do Programa. Os critérios de avaliação do Lattes incluem: a) formação do candidato (mestrado concluído, especialização concluída, atividades de iniciação científica, atividades de extensão, cursos livres concluídos pertinentes à área de Comunicação e afins); b) produção científica (publicação de livro, capítulo de livro, artigo em periódico, anais de congresso, apresentação de trabalho em congressos, fóruns e afins, artigos em revistas, magazines e jornais); c) experiência docente (aula em Ensino Fundamental, em Ensino Médio, em Graduação, em cursos livres ministrados); d) experiência profissional; e) realização de outras atividades de formação, pesquisa, extensão, técnica ou artística.

Já a Entrevista será obrigatoriamente presencial para todos os candidatos e será realizada na Sala 6 do PPGCOM, que fica no Prédio do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), localizado no Setor Básico do Campus Universitário Guamá. Nesta atividade, serão considerados: a) defesa do Plano de Pesquisa; b) desempenho na arguição; c) aderência do candidato à linha de pesquisa escolhida; d) disponibilidade de tempo do candidato para as atividades exigidas pelo Programa.

O Processo Seletivo do PPGCOM é composto por cinco etapas e suas inscrições iniciaram ainda em agosto. A primeira fase aconteceu no dia 22 de setembro, com a Homologação da Inscrição e constituiu-se na verificação e validação da documentação dos candidatos. Na 2ª fase ocorreu o Exame de Uso Instrumental de Língua Estrangeira na Área da Comunicação. Na 3ª Fase realizou-se a Prova Escrita, onde foi avaliado o conhecimento do tema proposto, capacidade de interpretação, de síntese e de articulação de diferentes referenciais teóricos, coerência argumentativa, correção de linguagem e clareza de expressão. Mais recentemente aconteceu a 4ª Fase para Avaliação do Plano de Pesquisa, na qual a banca examinou a adequação do tema às linhas de pesquisa do Programa; relevância e consistência teórica da pesquisa proposta; clareza de ideias e correção da língua portuguesa; capacidade de argumentação; viabilidade de execução e adequação do Plano de Pesquisa ao tempo de realização do curso (máximo de 24 meses); e disponibilidade de orientação por docente. Como se disse, a 5ª fase começa nesta segunda-feira, dia 29 de outubro. Lembrando que o candidato deverá comparecer munido de documento de identidade ou outro documento equivalente com foto e deverá chegar, preferencialmente, com antecedência de 30 minutos em relação ao horário marcado, pois havendo possibilidade ou não comparecimento de algum candidato, as entrevistas serão antecipadas.

É importante lembrar que após a divulgação do resultado da 5ª fase, ainda haverá a divulgação da relação final dos aprovados. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente do total de pontos, de acordo com a média alcançada nas Fases 3, 4 e 5. E dentre os candidatos aprovados, serão habilitados para a matrícula aqueles que estiverem classificados dentro do limite das vagas disponibilizadas.

Telefone (91) 3201-7972

Site: http://www.ppgcomufpa.com