Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professores da FACOM/PPGCOM abordam em entrevista o tema pandemia e comunicação na Amazônia em projeto do Ciseco

  • Publicado: Sexta, 31 Julho 2020 16:41
  • Última Atualização: Terça, 29 Setembro 2020 15:27
  • Acessos: 394

O professor Fábio Castro, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e da Faculdade de Comunicação da UFPA, foi entrevistado pela professora Rosaly Brito (PPGCOM/FACOM/UFPA) no último dia 22 de julho, sobre o tema “Crise pandêmica e comunicação em contextos amazônicos: singularidades, inquietações, desigualdades”.

A entrevista faz parte de projeto do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação - CISECO, entidade científica da área de comunicação, que realiza anualmente evento em setembro reunindo pesquisadores de diversos países. Este ano, como o Pentálogo do Ciseco não pôde acontecer, em virtude da pandemia da Covid-19, a entidade convidou pesquisadores de todo o país para realizarem entrevistas sobre o tema pandemia e comunicação, a partir das especificidades de cada região. A ideia é reunir um conjunto de reflexões sobre a circulação de sentidos durante a pandemia e sobre como o próprio tecido social vem sendo ressignificado em escala mundial. As entrevistas são disponibilizadas no canal do Ciseco no YouTube e resultarão em textos escritos pelos entrevistados e entrevistadores, a serem publicados no livro que a entidade lançará no evento de setembro de 2021.

Na entrevista, o professor Fábio Castro discute as singularidades da pandemia da Covid-19 na Amazônia, reportando-se a outras epidemias já havidas na região, como a de sarampo, na capitania do Grão-Pará no século XVIII. O professor parte da perspectiva de que a comunicação assumiu posição de centralidade na articulação da experiência social durante a atual pandemia, provocada pelo novo coronavírus, em vista do imperativo de isolamento social. Além disso, os professores discutem o modo como a pandemia afetou as populações amazônicas historicamente vulneráveis, como os povos indígenas e as comunidades camponesas e quilombolas. Você confere a íntegra da entrevista no link https://www.youtube.com/watch?v=dddk26EFSIY.

Vale a pena também acessar artigo recém-publicado pelo professor Fábio Castro nos Papers do Naea, sob o título “Impactos da Covid-19 sobre os processos comunicacionais: primeiras observações sobre dinâmicas, impasses e riscos”, disponível no link https://periodicos.ufpa.br/index.php/pnaea/article/view/8799

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página